quinta-feira, 14 de agosto de 2014

sexta-feira, 8 de agosto de 2014


Política:

A organização do seu governo imperial ocorreu a partir de uma séria de vitórias que "intimidava" os outros povos: a expansão de seu território por meio delas e as populações que foram militarmente subordinadas só reafirmavam o poder dessa civilização. O imperador inca ("O Inca" era como o chamavam) era considerado um descendente do sol e, por essa condição, deveria ser responsável pela criação de das leis e era guardião de todos os bens que pertenciam aos estados (inclusive terras). Abaixo do imperador, estavam os sacerdotes, chefes militares, juízes, governadores, provinciais e sábios. Alguns deles controlavam o império, pois possuíam bastante poder dentro dele.


Sociedade:

A sociedade Inca, era denominada pelo imperador, considerado um Deus por seus súditos. Os seus parentes assumiam as funções de chefes militares e líderes religiosos. Artesãos e camponeses formavam a camada menos favorecida.

























Imagens de Incas servindo ao seu imperador 

Economia

   A base da economia Inca estava nos Ayllus, espécie de comunidade agrária. Todas as terras do Império pertenciam ao Inca, logo, ao Estado. Através da vasta rede de funcionários, essas terras eram doadas aos camponeses para a sua sobrevivência. Os membros de cada ayllu deveriam, em troca, trabalhar nas terras do Estado e dos funcionários, nas obras públicas e pagar impostos.
 
A base da produção agrícola era o milho, seguido pela batata, tomate, abóbora, amendoim, etc. Nas áreas mais altas e com dificuldades de obtenção de água, o milho tinha de ser plantado nos terraços feitos nas encostas das serras com canais de irrigação.
 
A domesticação de lhamas, vicunhas e alpacas foi importante para o fornecimento de lã, couro e transporte. Eles também praticavam a caça, usando flechas e zarabatanas os Incas abatiam javalis, cervos, aves e peixes.
  Eles não usavam moedas, faziam troca ou escambo. E até o trabalho era renumerado com mercadorias e comida.
Agricultura Inca
Incas cuidando das lhamas

                                    

Religião:


  • Divindade: Os incas admiravam muitos deuses, cada um com uma particular área de influência. O mais poderoso dos deuses era o Viracocha e era considerado o criador .Os incas também adoravam Inti, o deus sol, pois acreditava-se que o sol estimulava o crescimento de suas culturas agrícolas, e Mama Quilla, a deusa da lua, pois o ciclo lunar era a base do calendário inca. Outros deuses eram Illapa, o deus do trovão, e Mama Cocha, a deusa do mar.

  • Espíritos: O culto inca não limitava-se a deuses, incluindo também outras entidades. Os incas acreditavam que "huacas", ou espíritos, moravam em lugares ou objetos, como nascentes, pedras e cavernas, proporcionando locais terrenos de adoração. De forma semelhante aos deuses, cada "huaca" possuía certos poderes, específicos à sua localização. Por exemplo, um "huaca" dentro de uma nascente era responsável por seu fluxo.

  • Sacrifícios: Os incas realizavam diversos rituais como parte de suas crenças que era acompanhada de um sacrifício . Como uma oferenda e uma forma de adoração aos deuses, normalmente se sacrificava um porquinho da índia e lhamas. Os rituais normalmente eram regidos por um sacerdote, que matava o animal a ser sacrificado. Comidas e bebidas também eram oferecidas frequentemente, sendo a comida queimada e a bebida derramada no chão.

  • Vida após a morte: A religião inca também possuía um conceito de pós-vida. Eles acreditavam que depois da morte, aqueles que haviam sido bons na Terra iam viver com o sol e desfrutariam de comida e bebida inesgotáveis. Aqueles que haviam sido maus sob a Terra viveriam no frio e sem comida. Funerais no império inca exigiam um ritual elaborado e o corpo do falecido geralmente era enterrado, a menos que ele tivesse um alto status. Estes indivíduos, incluindo imperadores, eram mumificados.
Incas fazendo um ritual para o Deus do Sol

Viracocha, Deus mais poderoso
  


BIBLIOGRAFIA:
www.ehow.com.br
google.com
www.googleimagens.com
livro jornadas.hist
www.trabalhosfeitos.com.br
www.wikipedia.com
www.infoescola.com.br