quinta-feira, 30 de outubro de 2014



Os incas:


    Os incas, ficavam na América do Sul, onde hoje se situam: Peru, Bolívia, Equador, Argentina, Chile e Colômbia. Eles fundaram a capital Cuzco, estendendo sua dominação aos demais povos.
   Organizaram um império cujo governante era considerado filho do deus Sol. A comunicação era bem desenvolvida, tinham uma ampla rede de estradas e um bom sistema de correios que facilitavam o controle do imperador sobre as regiões.
Templo Inca


Mapa da localização dos Incas


Templos Incas



Templo do Sol em Cusco no Peru . Foi destruído pelos conquistadores espanhóis, que sobre ele construíram uma igreja.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Quipus: 

      Era um instrumento utilizado para comunicação, mas também como registro contábil e como registros mnemotécnicos entre os incas. Eram feitos da união de cordões que podem ser coloridos ou não, e poderia ter enfeites, como por exemplo ossos e penas, onde cada nó que se dava em cada cordão significava uma mensagem distinta. Cada cordão poderia ter um ou mais nós, ou nenhum nó, ou um nó na ponta, enfim, tudo era comunicado e transportado rapidamente ao imperador Inca no centro do império.
     O transporte dos quipos era realizado por rápidos mensageiros, que corriam por dois quilômetros pelas trilhas incas levando o quipu contendo as informações a serem transmitidas, até o próximo posto de mensageiros, onde aguardava um mensageiro descansado pronto para continuar o transporte do quipu.

    Os cordões eram feitos de lã de lhama ou alpaca, ou de algodão. A posição do nó, bem como a sua quantidade, indicavam valores numéricos segundo um sistema decimal. As cores do cordão, por sua vez, indicavam o item que estava sendo contado.



Imagens de como são os Quipus
 Machu Picchu, é um monumento inca descoberto no ano de 1911 pelo antropólogo norte-americano Hiram Bingham, que estava à procura da legendária capital inca de Vilcabamba.
    Não se tem um registro preciso de sua construção, mas alguns especialistas indicam que Machu Picchu foi finalizada no século XV, antes da aparição dos primeiros europeus na América.
    Por ser uma sociedade antiga de forte inclinação religiosa, os incas construíram Machu Picchu em adoração ao deus sol, pontuando praças, cemitério e casas em lugares estratégicos para dar passagem à divindade adorada.
    Toda a cidade histórica é feita de pedra, hoje em ruínas. Além das casas e praças, havia santuários para celebração religiosa, aquedutos e grandes terraços onde os incas desenvolviam a agricultura.
Quando Bingham descobriu a cidade perdida de Machu Picchu, conseguiu coletar mais de 500 vasos e 220 objetos de cobre, prata e cerâmicas para estudo. Analisando os materiais, constatou que a ocupação dos incas nesta cidade estava associada à proteção de um rei da sociedade, que era comparado a um ente próximo ao deus sol.

Foto de Machu Picchu
    A cidade  é dividida pela zona agrícola, que ficava ao leste e contava com uma complexa estrutura que permitia o desenvolvimento da agricultura; e a zona urbana, onde fica localizada a maioria dos templos e casas.